Foto: Divulgação
Ex-aluno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Henrique Schwanke (MDB), esteve na UFSM ontem. Pela manhã, ele ministrou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. À tarde, Schwanke (na foto, à esq.) foi recebido pelo vice-reitor, Luciano Schuch (à dir.), pelos pró-reitores de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho e Rudiney Pereira, e por professores do Departamento de Ciências Florestais.
Observatório Social apresenta dados e monitora situação de creches municipais em Santa Maria
Formado em Engenharia Florestal pela UFSM, o ex-prefeito de Rio Pardo destacou a necessidade de investimentos crescentes em tecnologia e inovação, aplicadas à agricultura familiar. Nesse cenário, ressaltou o papel das instituições de ensino e pesquisa: "As universidades são essenciais dentro de todo esse contexto. Precisamos encontrar uma forma de trilharmos esse caminho juntos", completou o secretário de Agricultura Familiar, conforme o material divulgado pela UFSM. Uma das metas da secretaria, segundo Schwanke, é a construção de um plano florestal para pequenas e médias propriedades rurais, como fonte de geração de renda, enfatizando que o curso de Engenharia Florestal da UFSM tem uma experiência que pode ser aproveitada dentro dessa proposta.
Já o vice-reitor afirmou a importância de parcerias entre a universidade e o ministério, já que boa parte das pesquisas da UFSM é direcionada ao agronegócio.